Vol. 20 Nº 3 set/dez 2016

Qualis:B1 h-Index:12

capa

Apresentação do Dossiê

Os estudos na área de História Medieval têm se firmado no Brasil nas últimas décadas. Desde 1996, com a criação da ABREM – Associação Brasileira de Estudos Medievais, vários congressos nacionais e internacionais voltados para a medievalidade são realizados em diversas regiões do país. Cabe destacar a existência de laboratórios de pesquisas dedicadas à Idade Média e o grande número de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado defendidas nos Programas de Pós-Graduação em História espalhados pelo Brasil.

O número de edições cada vez crescente de fontes e bibliografia, bem como a disponibilidade de obras na internet, têm fortalecido os estudos. As publicações acadêmicas são outro fator que atestam a solidez das pesquisas em Idade Média no Brasil. O presente dossiê temático reúne pesquisadores vinculados a diversas universidades brasileiras e também professores estrangeiros. Os artigos refletem a diversidade dos assuntos estudados e que caracterizam o mote deste número especial da Revista Diálogos: A Idade Média em debate.

Reflexões de ordem teórico-metodológica e historiográfica são apresentadas nos artigos, “Quatro décadas de História Medieval no Brasil: contribuições à sua crítica”, de Mário Jorge da Motta Bastos; “A Idade Média nos currículos escolares: as controvérsias nos debates sobre a BNCC”, de Igor Salomão Teixeira e Nilton Mullet Pereira e “A historiografia medieval e a escrita da História: os objetos impressos do Livro dos feitos (1557)”, de Luciano José Vianna.

A religiosidade na Península Ibérica em seus aspectos cultural e político é abordada nos artigos, “O abade Frutuoso e a virgem Beneditina”, de Leila Rodrigues da Silva e Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva e “Bernardo de Sigüenza: a Reconquista como fundamento para a dominação através poder senhorial-episcopal em Castela no século XIII”, de Bruno Gonçalves Alvaro.

A literatura medieval e sua diversidade temática é objetivo dos artigos, “Pagãos fictícios, feiticeiros imaginários, alteridades literárias: as Sagas Islandesas como fonte historiográfica e sua representação do mundo pré-cristão”, de Santiago Barreiro; “De fada Morgana a bruxa Morgana – as transformações sofridas por esta personagem arturiana ao longo de oito séculos e seu resgate literário recente” de Yls Rabelo Câmara e Carlos Sanz Mingo, e “A poesia política de Walther von der Vogelweide e a Questão das Investiduras”, de Daniele Gallindo Gonçalves Silva e Cybele Crossetti de Almeida.

A guerra na Idade Média é objeto de investigação do artigo, “Estudo comparativo técnico-militar dos exércitos da Batalha de Hastings de 1066”, de Jaime Estevão dos Reis e Lucio Carlos Ferrarese.

A questão das imagens é objeto de reflexão no artigo, “Estudos sobre imagens medievais: o caso das iluminuras”, de Angelita Marques Visalli e Pamela Wanessa Godoi. E, por fim, o tema do indivíduo na Idade Média é abordado no artigo “O indivíduo como problema na Alta Idade Média. Perspectivas epistemológicas e literárias”, de Ronaldo Amaral.

Jaime Estevão dos Reis

APRESENTAÇÃO

E com alegria e Satisfação que apresentamos À Comunidade Científica do Brasil e do exterior Mais uma edição da revista Diálogos (v. 19, n. 3, set./-dez. 2015).

o volume de de de de de de de de de de de Neste, Estamos publicando 22 contribuições, Sendo nove Textos na Mesa Redonda, Artigos Dez, Uma entrevista e Duas Resenhas.

Um Redonda mesa Dez Como Objetivo discutir OS "150 ano da Guerra do Paraguai" atraves de Análises de Historiadores do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Esperamos Que o debate Esse POSSA contribuir significativamente para á Reflexão Sobre o Que a América platina vivenciou, despertando Novos Olhares Sobre Sujeitos, Abordagens e Interpretações Para este Conflito que envolvidos Marcou Profundamente O Processo de Formação Nacional dos paises.

pph uem

doaj ope access geodados

latindex sci verse historical abstracts

doi Cross ref british lib