Home

Vol. 21 Nº 1 jan/abr 2017

E-mail Print PDF

Qualis:B1 h-Index:12

capa2

   

Apresentação do Dossiê

 Esta mesa-redonda foi organizada a partir do encontro de seus autores em um simpósio sobre historiografia no 55º Congresso Internacional de Americanistas, que ocorreu em julho de 2015, em San Salvador (El Salvador). O simpósio em questão foi o de número 69, Historia de la historiografía latinoamericana: nuevas miradas y debates contemporáneos. 

 

Os trabalhos aqui apresentados pelo guatemalteco Jose Edgardo Cal Montoya, “La historia como profesión”: el aporte de Ernesto Chinchilla Aguilar a la historiografía guatemalteca y centroamericana e o paraguaio Herib Caballero Campos, Entre Clío y Astra: La Biblioteca Paraguaya del Centro de Estudiantes de Derecho, envolveram estudos historiográficos de temáticas nacionais específicas, respectivamente sobre a figura de um intelectual, e de uma instituição responsável pela divulgação de uma produção do conhecimento. Já os artigos de Coralia Gutiérrez Álvarez (México), Una introducción a la epistemología desde el sur: por una reflexión situada e Felix Raúl Martínez Cleves (Colombia), La historiografía en movimiento. Una aproximación a las historias de ciudades en Colombia buscaram um outro viés na discussão historiográfica. Algo que diz respeito não somente a uma análise crítica, denominador comum a todos os quatro artigos, senão um diálogo com a teoria que implicou deslocar de uma zona de conforto a própria historiografia colombiana, para o caso dos estudos da história das cidades feito por Felix Martínez, e mais amplamente o conjunto das denominadas Ciências Sociais, como a discussão proposta por Coralia Gutiérrez. A mim coube analisar os quatro artigos, bem como buscar apontar possíveis diálogos entre os mesmos. Uma menor propensão de minha parte a debates teóricos, e uma maior facilidade a estudos com base mais histórica, como nos trabalhos de Jose Cal e Herib Caballero, se refletiram na maior extensão que dei no trato destes últimos; nada mais do que isso. E de antemão quero agradecer a Felix Martínez, cujos esclarecimentos possibilitaram divisar melhor uma ponte entre todos os trabalhos.

Luiz Felipe Viel Moreira

 

Organizador

 

APRESENTAÇÃO

 

E com alegria e Satisfação que apresentamos À Comunidade Científica do Brasil e do exterior Mais uma edição da revista Diálogos (v. 19, n. 3, set./-dez. 2015).

o volume de de de de de de de de de de de Neste, Estamos publicando 22 contribuições, Sendo nove Textos na Mesa Redonda, Artigos Dez, Uma entrevista e Duas Resenhas.

Um Redonda mesa Dez Como Objetivo discutir OS "150 ano da Guerra do Paraguai" atraves de Análises de Historiadores do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Esperamos Que o debate Esse POSSA contribuir significativamente para á Reflexão Sobre o Que a América platina vivenciou, despertando Novos Olhares Sobre Sujeitos, Abordagens e Interpretações Para este Conflito que envolvidos Marcou Profundamente O Processo de Formação Nacional dos paises.

 

pph uem

doaj ope access geodados

latindex sci verse historical abstracts 

doi Cross ref british lib

banner 1

                              ENDERECO


Conselho Editorial

Conselho Editorial:

Editor Chefe/Executive Editor:
Lúcio Tadeu Mota, UEM (Maringá), Brasil (UEM)

Editores Adjuntos/Associate Editors:

João Fábio Bertonha, UEM, Maringá, Brasil 
Luiz Felipe Viel Moreira, UEM, Maringá, Brasil 
Marco Cícero Cavallini, UEM, Maringá, Brasil 
Sidnei José Munhoz, UEM, Maringá, Brasil