V 20 Nº 1 jan/abr 2016

Qualis:A2 h-Index:10

Capa Dialogos-3 FRENTE

Revista Diálogos: Vinte ano de Publicações na área de História

Em 1997, quando foi publicado o primeiro número da Revista Diálogos, seus editores, os professores André Porto Ancona Lopes e José Carlos Gimenez, escreveram que ela nascia para implementar uma política de publicações do Departamento de História (DHI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Passados vinte anos, a Revista Diálogos não só cumpriu com os objetivos traçados, como incorporou em sua política editorial a produção acadêmica e científica dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em História (PPH) da UEM, e ampliou seu espectro acolhendo a produção científica de pesquisadores de várias regiões do Brasil e de diversos países.

Desde então, até o ano de 2015, ela publicou mais de quinhentos artigos científicos, sendo 25% publicados por autores estrangeiros e 75% por autores brasileiros. Os autores brasileiros são oriundos de mais de cinquenta diferentes universidades e os estrangeiros pertencem a mais de vinte países distintos.

A Revista amadureceu e internacionalizou seu Conselho Editorial e Conselho de Avaliadores Externos, passando a indexar seus artigos em importantes bases internacionais, como Scopus, Historical Abstracts, dentre outras. Atualmente, ela se enquadra em todos os critérios de classificação de periódicos de nível A estipulados pelo Documento da Área de História da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e está classificada com o Qualis A-2 na Área de História.

A partir de 2009, uma nova plataforma digital foi implementada para a gestão da Diálogos visando melhor desempenho no fluxo editorial de submissão, avaliação por pares, editoração e publicação dos artigos. Com isso, todos os artigos passaram a receber o código do The Digital Object Identifier (DOI), com o objetivo de facilitar sua identificação digital. Os artigos da Revista são publicados em Português e/ou em Espanhol e/ou em Inglês, os resumos e palavras-chave, obrigatoriamente, são publicados nos três idiomas, e todos eles são de acesso livre pelo website da Revista..

Por fim, a partir deste primeiro número de 2016, ela passa a integrar o Portal de Periódicos da Universidade Estadual de Maringá, onde poderá aprimorar seus instrumentos de gestão, melhorar sua qualificação enquanto instrumento de divulgação de conhecimento na área, e ter maior visibilidade na comunidade científica de historiadores no Brasil e no exterior.

Agradecemos a todos os colegas que contribuíram na trajetória desses vinte anos de Diálogos, seja publicando, colaborando com pareceres ou participando diretamente na edição da Revista.

A todos uma boa leitura desse primeiro número do volume 20, que apresenta uma mesa sobre o renomado escritor cubano Leonardo Padura Fuentes, e diversos outros artigos com temáticas e abordagens instigantes e diferenciadas.

Lúcio Tadeu Mota

Editor Chefe

APRESENTAÇÃO

E com alegria e Satisfação que apresentamos À Comunidade Científica do Brasil e do exterior Mais uma edição da revista Diálogos (v. 19, n. 3, set./-dez. 2015).

o volume de de de de de de de de de de de Neste, Estamos publicando 22 contribuições, Sendo nove Textos na Mesa Redonda, Artigos Dez, Uma entrevista e Duas Resenhas.

Um Redonda mesa Dez Como Objetivo discutir OS "150 ano da Guerra do Paraguai" atraves de Análises de Historiadores do Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Esperamos Que o debate Esse POSSA contribuir significativamente para á Reflexão Sobre o Que a América platina vivenciou, despertando Novos Olhares Sobre Sujeitos, Abordagens e Interpretações Para este Conflito que envolvidos Marcou Profundamente O Processo de Formação Nacional dos paises.

pph uem

doaj ope access geodados

latindex sci verse historical abstracts

doi Cross ref british lib